segunda-feira, 6 de maio de 2013

Causas da Independência dos Estados Unidos da América


O primeiro processo de independência de uma colónia, deu-se no século XVIII, com a Guerra da Independência e a Declaração da Independência por parte dos habitantes das Treze Colónias.
As principais causas da independência são, de diferentes tipos:

Financeiros e Económicos:

  • O aumento de impostos aos colonos americanos, como forma de fazer face aos problemas financeiros da Grã-Bretanha resultantes da Guerra dos Sete Anos e da manutenção de grandes exércitos e de uma poderosa marinha militar.
  • O aumento de impostos sobre o melaço, o açúcar e o selo, entre outros.
  • O reforço do exclusivo colonial, aumentando as patrulhas de forma a impedir os colonos de fazer comércio com outros estados europeus (holandeses, espanhóis e franceses) e impedi-los de vender os seus produtos nas Antilhas, sem a aprovação da metrópole.
  • As Treze colónias tinham uma economia bastante produtiva e lucrativa, tendo nas colónias do Norte e do Centro uma forte indústria, uma agricultura rentável assim como um comércio e uma pesca lucrativas. As colónias do sul tinham uma economia mais baseada na agricultura, com grandes produções de cacau e algodão

Políticas e Sociais:

  • As Treze Colónias tinham, cada uma delas, um parlamento local. Tal instituição tinha como objectivo reforçar a autonomia e o espírito empreendedor das colónias.
  • O Parlamento inglês recusou a presença de colonos americanos no Parlamento de Londres pelo que aumentou ainda mais a tensão nas colónias americanas.
  • As ideias iluministas influenciaram a revolução tendo criado nos colonos um espírito de união e de independência.
  • A sociedade das colónias americanas era marcada por uma forte burguesia com espírito empreendedor e com bastante instrução de modo que conheciam as ideias iluministas.

Todas estas causas vão terminar com os confrontos entre soldados ingleses e milícias americanas, tendo como fim a proclamação da independência das Treze Colónias Americanas, criando-se assim os Estados Unidos da América

13 comentários:

  1. essas são as 5 causas ?

    ResponderEliminar
  2. As causas apresentadas são as principais e mais relevantes que levaram os habitantes das treze colónias a declarar a independência e, imediatamente após a este acto de revelia, a entrar em guerra com a Grã-Bretanha.

    ResponderEliminar
  3. nao intendi nadinha de nada

    ResponderEliminar
  4. Ajudou-me para um trabalho de história

    ResponderEliminar
  5. me ajudou bastante tbm,vlw

    ResponderEliminar
  6. Muito bom, deu pra uma resposta de pagina inteira para meu teste de historia. Valeu!

    ResponderEliminar
  7. muitos bom
    ass:Camila Martinez

    ResponderEliminar
  8. qual a consequência da independência dos Estados Unidos?

    ResponderEliminar
  9. Muito boa a explicação. Vou me dar bem no teste de História amanhã, vlw

    ResponderEliminar
  10. Muito boa a explicação. Vou me dar bem no teste de História amanhã, vlw

    ResponderEliminar
  11. Achei que poderia especificar e ir mais ao ponto.

    ResponderEliminar