quarta-feira, 2 de maio de 2012

Anos Pré Segunda Guerra Mundial


Nos primeiros anos da década dos anos vinte, os partidos fascistas começaram a ser criados por todo o Mundo, com especial incidência, nos países da Europa. A ideologia fascista defendia a criação de um estado forte, dependente apenas de si não dos outros para subsistência. Outra das grandes ideias defendidas pelos partidos de extrema direita era o combate ao comunismo e a maior intervenção na economia com a aplicação de medidas como a proibição da greve e das manifestações e a criação de cooperativas. O primeiro país a ser governado por um regime fascista foi a Itália. No mês de outubro do ano de 1922 Mussolini marchou sobre Roma, com o objectivo claro de tomar o poder, fez-se acompanhar por três colunas militares e muitos apoiantes civis que se mostraram de acordo com as ideias deste líder. No ano de 1924 Mussolini obtêm uma maioria de 65% no senado italiano, todavia esta maioria apenas foi obtida através da pressão e da violência exercida sobre a população. Mussolini contava com o apoio das milícias armadas e da enorme propaganda, muito praticada por estes partidos políticos. Um ano antes já Hitler tentara implementar este regime político na Baviera, contudo falhou e foi preso. Durante os anos em que esteve preso, escreveu o Mein Kampf um livro segundo o qual todos os nazis deveriam reger os seus princípios. A partir dos anos de 1929 a popularidade destes regimes aumentou devido à grande crise económica existente em todo o Mundo. Na Inglaterra o partido fascista ganhava cada vez mais popularidade. Na Alemanha e por toda e Europa a miséria e o desemprego aumentavam de forma drástica, sem que contudo os governos democráticos conseguissem resolver os problemas sociais que afectavam a população. A partir do ano de 1933 a situação começa a melhorar na Alemanha e nos Estados Unidos da América. Estes dois países sofreram realidades totalmente diferentes. Na Alemanha Hitler subiu ao poder através da propaganda e da repressão da população Hitler não ganhou as eleições na Alemanha, contudo foi o único que se disponibilizou, no ano seguinte tornou-se também presidente da Alemanha juntando os dois grandes cargos governamentais da Alemanha. Nos E.U.A. o presidente Roosevelt sobe ao poder através de uma eleição democrática. Imediatamente após a eleição este novo presidente colocou em prática um novo plano económico com novas medidas, como a maior intervenção do estado na economia, e a criação de grandes obras públicas, para dinamizar a economia. A partir do ano de 1933 a Alemanha começou a recuperar económica e financeiramente. Também a Inglaterra e a frança tinham já alguma recuperação tendo, a Inglaterra voltado aos seus valores de produção elevados. Na França o regime uniu-se na União de Esquerda e voltou-se mais para a acção social, tendo garantido um subsídio de férias à maioria dos franceses.
No ano de 1936 a Alemanha nazi estava já recuperada da grande crise, preparava agora a nova fase do terceiro Reich. O Tratado de Versalhes era considerado uma vergonha para Alemanha, pois impedia a Alemanha de ter um exército superior a 100 000 homens, de poder ter aviação, marinha ou artilharia pesada. Outra das condições era o pagamento de multas aos países vencedores e uma das maiores humilhações era o facto da Alemanha ter perdido a Alsácia-Lorena e a região do Ruhr para a França.
No ano de 1936 a wehrmacht ocupou a zona desmilitarizada da Renânia e iniciou uma corrida feroz aos armamentos, em especial, da artilharia e de forças navais e aéreas.
A Itália, a Alemanha e o Japão, império que desde o início da década de trinta se expandia para a China e para o Pacífico, celebraram tratados de aliança criando o “Eixo”.
No ano de 1938 a Alemanha era já uma das maiores potências militares do mundo tendo anexado a Áustria de forma pacífica. A cidade de Viena possuía o dobro das reservas de ouro e divisas em comparação com a cidade de Berlim. A anexação da Áustria permitiu aos nazis um aumento da produção, das reservas energéticas e das matérias-primas algo bastante importante para os planos de Hitler. Neste mesmo ano Hitler alertou os seus generais para que a partir do mês de Outubro estivessem prontos para a dissolução da Checoslováquia. No dia 15 de Setembro reuniram-se os primeiros-ministros da França e da Inglaterra juntamente com Hitler para discutir a questão checa. Os três líderes concordaram em ceder a região dos sudetas (região com maioria da população germânica) ao Reich, em contrapartida Hitler comprometia-se a não avançar sobre mais nenhuma região na Europa.
Esta promessa não foi cumprida, passadas apenas três semanas a restante Checoslováquia foi invadida, esta invasão permitiu ao III Reich a ocupação de uma lucrativa indústria bélica e de alimentos, permitiu ainda aos alemães ocuparem-se de material bélico ligeiro e pesado e permitiu a abertura de uma porta para a invasão da Polónia. Devido a vários factores económicos e militares a polónia foi invadida no dia 1 de Setembro de 1939. Começou assim a maior e mais sangrenta guerra da Humanidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário