No dia 28 de Junho de 1914, estava o arquiduque Francisco Fernando de visita à provincia da Bósnia -Herzgovina. Durante um cortejo o arquiduque e a sua mulher Sofia foram assssinados por um estudante de origem sérvia. Desde o ano de 1909 que a Bósnia era uma província Austríca e esta ocupação não era bem vinda uma vez que a maioria da população era de origem sérvia.
O imperador Francisco José não gostava do casal imperial e não ficou muito perturbado com o sucedido, contudo tinha um motivo para declarar guerra à Sérvia. O primeiro-ministroda Sérvia recomendou os Austríacos a não declarar guerra uma vez que o assassinato tinha sido organizado pelo seus inimigos políticos.
Apesar do desejo do imperador Austríaco, uma guerra com a Sérvia arrastaria o Império Russo e para tal era necessário garantir o apoio alemão, contudo o conflito iria ser arrastado a outras potências como a França e a Grã-Bretanha.
Outro dos problemas era o facto das finanças e do exército austríaco não estarem em condições de suportar uma guerra contra outras potênias europeias de longa duração.
Apesar destes contras o Império Austriaco, iniciou uma guera devido ao apoio alemão.
O Império Alemão tinha também o objectivo de destruir os seus rivais militares e de impedir o programa de rearmamento levado a cabo pelos russos.
Assim começou a primeira Grande Guerra à escala mundial com a adesão de mais de dez países e homens de todos os continentes, que ceifou milhões de vidas e destruiu todo o velho continente derrubando antigos regimes e criando novos.
I liked the subject of the text but I tinhk that you should be a little bit more expecific
ResponderEliminarAnd you should make the text smaller
sim este moço tem toda a razao
ResponderEliminaro blog está cinco estrelas mas na minha opiniao devia existir mais esquemas em vez de textos...
os meu Parabéns!!