quinta-feira, 8 de novembro de 2012

As Treze Colónias Norte-Americanas no século XVIII na condição de Semiperiferia



As treze colónias norte-americanas desde cedo se destacaram das outras colónias inglesas. No ano de 1770 as treze colónias representavam já um quarto das exportações britânicas.
O elevado crescimento demográfico registado nas treze colónias, aliado ao grande aumento de poder de compra dos colonos permitiu um desenvolvimento da indústria de forma anormal, para uma colónia. Sendo este bloqueado em parte devido ao sistema de exclusivo, no qual a colónia deveria apenas efetuar trocas comerciais com a metrópole. Este aumento de poder de compra e aumento demográfico foram dois grandes fatores que permitiram o escoamento de produtos industriais para esta região.

Na segunda metade do século XVIII, e ainda antes da independência, as treze colónias passaram a fazer trocas comerciais diretamente com as Antilhas, contrariando assim o exclusivo colonial imposto pelos britânicos.

Este comércio com as Antilhas, aliado ao aumento populacional e ainda ao crescente poder de compra permitiram às treze colónias desenvolver a sua indústria, e assim tornarem-se como semiperiferia económica, equiparando-a à Europa, com exceção da Grã-Bretanha, que era o centro da economia mundo, substituindo a hegemonia holandesa do século XVII.


(texto escrito segundo novo acordo ortográfio)

Sem comentários:

Enviar um comentário