quinta-feira, 2 de maio de 2013

Arranque Industrial de Novas potências

Após o êxito económico e industrial britânico, outros países procuraram seguir o exemplo inglês. A França, a Alemanha e os Estados Unidos procuram industrializar-se, tentando atingir o grau de avanço tecnológico da Grã-Bretanha. Segundo muitos historiadores esta “revolução industrial” divide-se em três etapas diferentes.
  • Primeira – iniciada no final do século XVIII teve início na Grã-Bretanha, posteriormente, abrangeu países como a França, a Bélgica e a Suíça.
  • Segunda – iniciada entre os anos de 1840-1850 foi o início da industrialização dos Estados Unidos da América e da Alemanha (enquanto aliança económica, a Alemanha apenas se unifica politicamente em 1871-1875).~
  • Terceira – iniciada já no fim do século XIX envolve países como Portugal, Espanha, Suécia, Itália, Rússia e Japão.
O processo de industrialização divide-se em três fases de evolução distintas:
  • Take Off – Início do desenvolvimento industrial, aumento demográfico e crescimento agrícola. Existe uma disponibilidade de capitais, assim como mercados capazes de absorver a produção (mercado externo e interno). Dá-se um desenvolvimento nos transportes.
  • Maturidade – Caracteriza-se por um aumento do crescimento, uma renovação técnico-científica. Dão-se avanços no sistema de organização empresarial e na mecanização. Desenvolvem-se novos sectores (sectores de ponta).
  • Consumo de Massas – Os diversos sectores produzem grandes quantidades de bens (muitos dos bens são supérfluos e de luxo). Dinamiza-se o consumo através do crédito e da publicidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário