quarta-feira, 1 de maio de 2013

Hegemonia Britânica


A Inglaterra desenvolveu a sua economia desde finais do século XVIII, pelo que no século XIX, se encontrava como maior potência industrial e comercial do Mundo No ano de 1850, a Grã-Bretanha assegurava metade da produção industrial a nível mundial, era a maior investidora mundial e controlava os principais tráfegos comerciais, detendo o maior império colonial da época.
Esta hegemonia absoluta resulta de um conjunto de factores:
  • Foi o primeiro Estado a criar uma legislação liberal. Esta legislação permitiu a criação de um conjunto de estruturas políticas, económicas e sociais bastante modernas para a época.
  • O seu arranque técnico-científico deu-se precocemente. Criou e aplicou à indústria e aos transportes a máquina a vapor, o tear mecânico, entre outros. Tinha um elevado índice de mecanização e até ao final do século XIX, possuía uma avançada tecnologia.
  • Desenvolveu a sua agricultura bastante cedo o que lhe permitiu dispor dos capitais necessários para poder iniciar e desenvolver a sua indústria.
  • Desde cedo explorou e investiu em sectores de ponta. Inicialmente investiu na indústria têxtil (barato investimento, garantindo lucros), todavia rapidamente investiu nos sectores metalúrgicos e siderúrgicos (produzia a partir do ferro, utilizando o carvão como fonte de energia), apostou ainda na construção naval e já no final do século na indústria química.
  • Obtinha altos níveis de produtividade, através da racionalização e organização do trabalho industrial.
  • Pioneira na revolução dos transportes ocorrida ao longo do século XIX possuía uma grande densidade ferroviária e detinha uma poderosa e numerosa marinha mercante.
  • Devido à sua marinha mercante e às numerosas colónias a Grã-Bretanha controlava os principais circuitos comerciais.
  • Disponha de um modernizado sistema financeiro, tendo sido a primeira a ter associações capitalistas (antes dos EUA). Estas instituições asseguravam os capitais necessários aos empresários. Através destas instituições a Grã-Bretanha garantiu e aumentou os seus investimentos por todo o Globo.
Todos estes factores permitiram à Grã-Bretanha a supremacia económica e financeira (libra como moeda mais poderosa da época) durante todo o século XIX. Esta supremacia apenas começou a ser posta em causa no final do século. Com a I Guerra Mundial a Grã-Bretanha perde a sua hegemonia para os EUA.

Sem comentários:

Enviar um comentário